Porto Alegre / Ausentes
Saindo de Porto Alegre pela BR 116 passamos por Canoas e continuamos em direção a Novo Hamburgo. Logo adiante entramos a direita na RS 239, rodamos até a cidade de Taquara, onde trocamos de estrada e entramos na RS 020 até a São Franscisco de Paula, onde seguimos na mesma RS 020 até a localidade de Tainhas. Lá pegamos à direita, na RS 453, e logo à frente entramos à esquerda, na RS 020, em direção a Cambará do Sul. Chegando em Cambará seguimos mais 50 Km de estrada de chão até chegar a São José dos Ausentes.
Distância: 250 km .
Dica: de Cambará a Ausentes, o último posto de combustível fica na localidade de Ouro Verde.

Porto Alegre / Ausentes (Via BR 101 / Litoral)
Saindo de Porto Alegre pegamos a BR 290 no sentido de Osório. Até lá são 100 Km de pista tripla. Passando Osório seguimos na mesma estrada, mas com outro nome, a famosa BR 101. Passamos pelo acesso de Capão da Canoa e Torres, cruzamos a divisa do RS com SC e vamos até o acesso da cidade catarinense de Ermo. Da BR 101 até Ermo são 7 Km. O acesso fica à esquerda, no km 427. De lá rodamos mais 8 Km até chegarmos em Turvo. Andamos mais 21 Km até Timbé do Sul, ainda território catarinense. Daí para frente o percurso é feito por estrada de chão. Subimos a bela Serra da Rocinha. Serão mais 36 Km até o nosso destino, a cidade gaúcha de São José dos Ausentes.
Distância: 313 Km
Dica: O percurso é mais longo pela BR 101, mas a estrada é bem diferente, passa pelo litoral.

Florianópolis / São José dos Ausentes
De Florianópolis pegamos a BR 101 Sul e rodamos até o acesso da cidade catarinense de Ermo. Passamos por Turvo e Timbé do sul. Até São José dos Ausentes serão 36 Km de estrada de chão.
Distância: 350 Km

Lages (SC) e São Joaquim (SC) / São José dos Ausentes
De Lages, um caminho bastante utilizado, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, é via São Joaquim, pela localidade de Luizinho/SC. Atravessa-se o Rio Pelotas, passa-se pelas localidades gaúchas de Palheiro, Faxinal Preto e Silveira. Até São Joaquim tem asfalto, depois o percurso é feito por estrada de chão.
Distância: 138 Km .

Lages / São José dos Ausentes (Via Vacaria)
Um outro caminho é pela BR 116 no sentido para Vacaria. Rodamos até a RS 285, onde dobramos a esquerda, no sentido de Bom Jesus. Seguindo na RS 285 temos mais 45 Km de estrada, agora, asfaltada até Ausentes.
Distância: 197 Km

Bom Jardim da Serra (SC) / São José dos Ausentes
Partindo de Bom Jardim da Serra o caminho usado é via Várzea, atravessando o Estado no Rio das Contas. O trajeto é feito em 80 Km de estrada de chão.

Gramado e Canela / São José dos Ausentes
Saindo de Gramado pela RS-235 passamos por Canela e seguimos até São Francisco de Paula quando pegamos a RS 020 no sentido de Tainhas. Ao chegarmos em Tainhas pegamos à direita e logo em frente à esquerda, pela RS-020, em direção a Cambara do Sul. De Cambará a Ausentes são 50 Km de estrada de chão, sempre pela RS 020.
Distância: 166 Km

Caxias do Sul / São José dos Ausentes
Partindo de Caxias pegamos a RS 453, a Rota do sol, no sentido do litoral. Passamos pela localidade de Lajeado grande e Tainhas. Logo em frente pegamos, à esquerda, a RS 020, rumo a Cambará do Sul. De lá até Ausentes são 50 Km de estrada de chão.
Distância: 160 Km

Fonte: Mapa Daer, Mapa Quatro Rodas, Site www.cambaraonline.com.br e informações da Secr. Turismo de São José dos Ausentes.

Ausentes on-line - Todos os direitos reservados